Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

HOJE É MIDSOMMAR — SOLSTÍCIO DE VERÃO — NO HEMISFÉRIO SUL

No Solstício de Verão (Midsommar), os pagãos honram a incrível força do sol e os poderes divinos que criam a vida.


Hoje é Midosommar — Solstício de Verão — no hemisfério sul
Festival suéco de Midsommar. Foto de John Dahlin/American Swedish Institute

O Solstício, ou Litha, significa uma parada ou a parada do sol. É o dia mais longo do ano e a época em que o sol está em sua altitude máxima.


Esta data tem significado espiritual há milhares de anos, pois os humanos são maravilhados pelo grande poder do sol. No hemisfério norte, os celtas festejavam com fogueiras que aumentariam a energia solar, os cristãos celebram a festa de São João Batista no final de junho e há também a festa de Li, a deusa chinesa da luz.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Como outros grupos religiosos, os pagãos são maravilhados com a incrível força do sol e os poderes divinos que criam a vida. Para os pagãos, esse marco na Roda do Ano é um ponto significativo. A Deusa conquistou a terra do Deus chifrudo no início da primavera e agora ela está no auge de seu poder e fertilidade. Para alguns pagãos, o solstício de verão marca o casamento do Deus e da Deusa, vendo a sua união como a força que cria os frutos da colheita.


Enquanto o sol girar em espiral, durante a sua dança mais longa,

Nos purifique

Como a natureza mostra generosidade e fertilidade,

Nos abençoe

Deixe todas as coisas viverem com amor,

para cumprirem os seus destinos mais verdadeiros


- Bênção Wiccan para o verão


Este é um momento para celebrar o crescimento e a vida, mas para os pagãos, que vêm o equilíbrio no mundo e estão profundamente cientes da mudança contínua das estações, também é hora de reconhecer que o sol começará a declinar mais uma vez no inverno.


Rituais do solstício de verão

Ao celebrar o Midsommar, os pagãos recorrem a diversas tradições. Na Inglaterra, milhares de pagãos e não pagãos vão aos antigos locais religiosos, como Stonehenge e Avebury, para ver o nascer do sol na primeira manhã de verão.


Adquira o seu exemplar de Oluap, a unificação com preço de Black Friday!

Solstício de verão em Stonehenge

As pessoas geralmente se reúnem em Stonehenge, o antigo círculo de pedra em Wiltshire, para ver o sol nascer. A Pedra do Calcanhar e a Pedra do Massacre, colocadas fora do círculo principal, alinham-se com o sol nascente.


Stonehenge fica em um local sagrado de 5.000 anos, anterior aos Druidas


Acredita-se que foi usado como uma calculadora astronômica, já que certas pedras se alinham com as datas-chave das estações.



Na madrugada de 21 de junho — o solstício de verão no hemisfério norte — a pedra central do Altar se alinha com a pedra externa do calcanhar e o sol nascente.