Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

GOVERNO NORUEGUÊS MANTÉM O FINANCIAMENTO DO NOVO MUSEU DA ERA VIKING E OS BARCOS FICAM SALVOS, SERÁ?

Os navios vikings da Noruega podem finalmente esperar por sua nova e melhorada casa, após o governo voltar atrás sobre o financiamento.


Governo norueguês mantém o financiamento do Novo Museu da Era Viking e os barcos ficam salvos, será?
Detalhes do Navio Gokstad em Oslo

Os navios Oseberg, Gokstad e Tune são atrações turísticas mundialmente famosas de Oslo, a capital norueguesa. Embora não estejam atualmente em exibição, os navios da Era Viking há muito fascinam turistas de todo o mundo.


Publique seu livro pela LivrosVikings Editora

O pequeno Navio Tune foi desenterrado em uma ilhota perto de Fredrikstad em 1867. O navio Gokstad foi descoberto mais tarde nas proximidades de Sandefjord sob uma pilha de terra que há muito era conhecida como The King's Mound. Em 1903 foi a vez do navio Oseberg, encontrado com grande parte de seus entalhes decorativos ainda intactos.


Há pouco mais de um mês, o governo norueguês insistiu que o Museu da Era Viking deveria cortar custos em NOK 1 bilhão (aproximadamente R$ 522,82 milhões). Os chefes dos museus disseram que tais disputas políticas sobre as finanças arriscariam os navios a "danos irreversíveis".


Uma subvenção aumentada ao museu

Na quarta-feira, o governo confirmou um aumento na doação para o Museu da Era Viking de NOK 700 milhões (cerca de R$ 365,97 milhões). No entanto, os planos para o museu ainda devem ser reduzidos, algo que frustrou o diretor do museu Håkon Glørstad.


Ele disse à NRK que está feliz que a construção possa começar sem mais atrasos. No entanto, o fato de o governo ter escolhido uma solução mais barata o deixa com sentimentos contraditórios.


“A coleção será bem cuidada e essa é nossa primeira prioridade, mas os cortes afetarão especialmente aqueles que usam o museu com frequência”, disse Glørstad.

A alternativa era começar de novo

O Ministro de Pesquisa e Ensino Superior, Ola Borten Moe, ganhou as manchetes este ano por seus cortes orçamentários em muitas áreas. Por isso, foi uma surpresa ouvir o ministro do “Centrão” anunciar a reversão da decisão do governo.


“Já fizemos uma avaliação geral, onde a alternativa teria sido voltar ao início e refazer o projeto. Então teríamos perdido tanto o valioso tempo quanto os recursos financeiros já alocados”, disse ele.

Serviços para crianças e jovens serão cortados

Um aspecto necessário para o museu era entregar um programa de ensino para crianças e jovens. Nos planos originais foram incluídas salas especiais destinadas às aulas escolares.


Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings, clicando aqui.


Glørstad disse que esses serviços agora não farão parte do projeto por causa do corte no orçamento. Ele também disse que haverá incertezas relacionadas à qualidade e a operação do museu, porque algumas instalações planejadas, como escritórios, não serão financiadas.


Previsão de inauguração para 2026

O antigo museu fechou para turistas no ano passado, enquanto os especialistas preparam os navios à mudança. A construção está programada para começar neste outono (hemisfério norte), com o novo Museu da Era Viking programado para abrir em 2026.


O diretor do museu, Glørstad disse que continuará trabalhando para que o museu receba mais financiamento.


FONTE: Life in Norway

NIKEL, David. Government U-Turn Saves New Viking Age Museum. Life in Norway. Oslo, 22 de jun. de 2022. Disponível em: <https://www.lifeinnorway.net/government-u-turn-saves-new-viking-age-museum/>. Acesso em: 24 de jun. de 2022.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #idademedia #cultura #história #entretenimento #sociedade #legado #museu #museudaeraviking #navio #navioviking #drakkar #knörr #noruega #vikingsnoruegueses #livrosvikings

Livros Vikings na Google News