Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

EXPOSIÇÃO CANADENSE PROMETE FAZER UM VERDADEIRO RETRATO DOS VIKINGS

Os vikings, povos míticos frequentemente expostos na cultura popular, fascinam. A exposição do Museu Pointe-à-Callière em Quebec-CAN relata os segredos, o cotidiano e as crenças desses guerreiros que podiam ser mais afetuosos do que você imagina.


Exposição canadense promete fazer um verdadeiro retrato dos vikings
A exposição do Museu Pointe-à-Callière em Quebec-CAN relata os segredos, o cotidiano e as crenças desses guerreiros que podiam ser mais afetuosos do que você imagina. — Foto: Agência QM por Joël Lemay

Deixe de lado o mito do guerreiro sanguinário cujo único talento é lutar: um viking também tinha que ser um bom orador, até mesmo um poeta, tal qual seu Deus Odin, quem além de ser um Deus da Guerra, era também o Deus do Conhecimento.


Uma das salas da exposição. — Foto: Agência QM por Joël Lemay

A prova: é o skald virtual (um contador de histórias e historiador viking) Thorvald que nos conta, ao longo da visita, as fascinantes histórias – que se tornaram sagas – da mitologia viking.


Torne-se uma autor de sucesso, clicando aqui.


Uma experiência imersiva, visual e sonora composta por oito pinturas em tela grande (algumas delas retiradas de videogames) em colaboração com a Ubisoft, a exposição VIKINGS – Dragons of the North Seas mantém sua singularidade na coleção de artefatos reais: 650 peças autênticas que datam da Era Viking, emprestados pelo Museu Nacional da Dinamarca.


Ritos funerários vikings. — Foto: Agência QM por Joël Lemay

Além dos mitos

“O desafio era saber juntar a imagem do viking que é veiculada em filmes ou séries e que nem sempre é autêntica com o verdadeiro retrato dos vikings”, explica Samuel Moreau, gerente de projeto da exposição. Decidimos unir esses dois mundos através de histórias, mitologia e em todo o aspecto imaginário, expondo como os vikings percebiam seu mundo.


Afinal, qual é a ideia principal por trás desta cativante exposição apresentada pela primeira vez e exclusivamente em Quebec? Apresentar o modo de vida da sociedade daqueles que são hoje chamados de vikings e lançar um olhar único e inovador sobre a cultura desse povo formado por homens e mulheres que praticavam muitas outras atividades e possuíam muitas habilidades além da arte da guerra.


Um pingente representando o Martelo de Thor. — Foto: Agência QM por Joël Lemay

A exposição se desdobra em quatro grandes histórias: origens, vida, viagem e o fim dos tempos, abordando temas como os valores e as práticas da antiga sociedade escandinava, a navegação, a guerra, a mitologia e as crenças deste povo que marcou o mundo, especialmente, entre 793 d.C. e 1066 d.C.


Clique aqui para aprender sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


Entre as peças que impressionam estão as pulseiras de fidelidade, os navios vikings, as inúmeras espadas (incluindo a mais famosa, a espada Ulfberht), os colares, broches e outras bijuterias.


FONTE: Le Journal de Montréal

NAULT, Sarah-Emilie. Véritable portrait de Vikings. Le Journal de Montréal. Montreal, 16 de abr. de 2022. Disponível em: <https://www.journaldemontreal.com/2022/04/16/veritable-portrait-de-vikings>. Acesso em: 21 de abr. de 2022. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #entretenimento #história #cultura #arqueologia #museu #canadá #quebec #dinamarca #vikingsdinamarqueses #livrosvikings

Livros Vikings na Google News