• Livros Vikings

ESQUELETO DA ERA VIKING FOI ENCONTRADO NA NORUEGA EM CASA DE CASAL QUE PRETENDIA INSTALAR ISOLAMENTO

Atualizado: 2 de Jun de 2020

Os arqueólogos encontraram um esqueleto na possível tumba da Era Viking que um casal norueguês descobriu na semana passada sob sua casa — mas os ossos estão quebrados em pedaços.


Os ossos foram quebrados. Imagem: A Universidade Ártica da Noruega

"Encontramos vários ossos de um esqueleto humano", disse o arqueólogo Jørn Erik Henriksen da Universidade de Tromsø à emissora estatal norueguesa NRK.


"Os ossos maiores foram afetados por algum tipo de violência, e não podemos dizer o que foi. O eventual distúrbio ocorreu depois que o corpo foi enterrado".


O machado e a pérola de vidro, possivelmente da Era Viking, encontrados pelo casal

Mariann Kristiansen de Seivåg, na região de Bodø (Noruega), estava retirando o chão de sua casa com o marido para instalar isolamento na semana passada, quando encontrou uma pérola de vidro e depois um machado viking.

Kit Saga — Saga Viking Oluap

Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Quando o casal entrou em contato com o arqueólogo do condado local, ele imaginou que seria um túmulo da Era Viking, na sequência, uma equipe da Universidade de Tromsø foi inspecionar a descoberta.


Henriksen disse que sua equipe ainda não realizou a datação por carbono, o que deverá confirmar a idade da tumba, e tampouco determinou o sexo da pessoa enterrada, mas ainda assim, acredita que a sepultura seja da Era Viking.


Todos os ossos maiores do esqueleto foram quebrados, disse ele. "Estamos empolgados em descobrir se há alguma marca de corte neles".


"Não sabemos quando a sepultura recebeu esse tratamento, mas tudo indica que isso aconteceu muito antes da casa ser construída em 1914".


LEIA TAMBÉM: CASAL NORUEGUÊS ENCONTRA SEPULTURA VIKING NO CHÃO DE SUA CASA


Além do esqueleto, os arqueólogos também encontraram uma faca.

Para Henriksen, a pessoa enterrada parece não ter pertencido aos altos escalões da sociedade viking.


"Pode ter sido uma pessoa livre, mas alguém que não pertencia à aristocracia.


FONTE: The Local No

VIKING-age skeleton found under Norway couple's house. The Local No. Estocolmo, 01 de mai. de 2020. Disponível em <https://www.thelocal.no/20200601/viking-age-skeleton-found-under-norway-couples-house>. Acesso em: 01 de mai de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #arqueologia #noruega #vikingsnoruegueses #livrosvikings

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo