Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

ESQUELETO DA ERA VIKING FOI ENCONTRADO NA NORUEGA EM CASA DE CASAL QUE PRETENDIA INSTALAR ISOLAMENTO

Os arqueólogos encontraram um esqueleto na possível tumba da Era Viking que um casal norueguês descobriu na semana passada sob sua casa — mas os ossos estão quebrados em pedaços.


Os ossos foram quebrados. Imagem: A Universidade Ártica da Noruega

"Encontramos vários ossos de um esqueleto humano", disse o arqueólogo Jørn Erik Henriksen da Universidade de Tromsø à emissora estatal norueguesa NRK.


"Os ossos maiores foram afetados por algum tipo de violência, e não podemos dizer o que foi. O eventual distúrbio ocorreu depois que o corpo foi enterrado".


O machado e a pérola de vidro, possivelmente da Era Viking, encontrados pelo casal

Mariann Kristiansen de Seivåg, na região de Bodø (Noruega), estava retirando o chão de sua casa com o marido para instalar isolamento na semana passada, quando encontrou uma pérola de vidro e depois um machado viking.

Kit Saga — Saga Viking Oluap

Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Quando o casal entrou em contato com o arqueólogo do condado local, ele imaginou que seria um túmulo da Era Viking, na sequência, uma equipe da Universidade de Tromsø foi inspecionar a descoberta.


Henriksen disse que sua equipe ainda não realizou a datação por carbono, o que deverá confirmar a idade da tumba, e tampouco determinou o sexo da pessoa enterrada, mas ainda assim, acredita que a sepultura seja da Era Viking.


Todos os ossos maiores do esqueleto foram quebrados, disse ele. "Estamos empolgados em descobrir se há alguma marca de corte neles".


"Não sabemos quando a sepultura recebeu esse tratamento, mas tudo indica que isso aconteceu muito antes da casa ser construída em 1914".


LEIA TAMBÉM: CASAL NORUEGUÊS ENCONTRA SEPULTURA VIKING NO CHÃO DE SUA CASA


Além do esqueleto, os arqueólogos também encontraram uma faca.

Para Henriksen, a pessoa enterrada parece não ter pertencido aos altos escalões da sociedade viking.


"Pode ter sido uma pessoa livre, mas alguém que não pertencia à aristocracia.


FONTE: The Local No

VIKING-age skeleton found under Norway couple's house. The Local No. Estocolmo, 01 de mai. de 2020. Disponível em <https://www.thelocal.no/20200601/viking-age-skeleton-found-under-norway-couples-house>. Acesso em: 01 de mai de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #arqueologia #noruega #vikingsnoruegueses #livrosvikings