• Livros Vikings

ENIGMAS EM ANTIGA PEDRA RÚNICA (RUNESTONE) VIKING PODEM SER UMA PREMONIÇÃO DA CRISE CLIMÁTICA

Um enorme monumento de pedra do Século IX na Suécia pode ter sido erguido pelos vikings que temiam a repetição de uma crise climática fria que ocorreu mais de 300 anos antes deles, segundo um novo estudo.


FONTE: CNN

A pedra rúnica Rok é uma laje de granito de 5 toneladas com mais de 2,5 metros de altura. Com 28 linhas, tem a inscrição rúnica mais antiga em uma pedra, com mensagens semelhantes a enigmas que aludem à mitologia nórdica cobrindo os seus lados. E apesar de sua idade, as mais de 700 runas e outros caracteres ainda são claramente legíveis, com a exceção de uma linha danificada.


Embora os estudiosos geralmente concordem em como ler as inscrições, o significado exato dos caracteres rúnicos e das passagens enigmáticas têm sido ilusórios, até agora.

Um novo estudo interdisciplinar realizado por acadêmicos de universidades suecas concluiu que a inscrição é sobre a ansiedade desencadeada pela morte de um filho e pelos temores de uma nova crise climática fria.


Crise climática fria

O estudo foi baseado em pesquisas arqueológicas sobre uma catástrofe de clima frio que afetou a Escandinávia entre os anos 536 e 550 d.C.,. A crise ocorreu após uma série de eventos vulcânicos, acarretando temperaturas médias mais baixas, falhas de safra, fome e a extinção em massa. Estima-se também que a população da Península Escandinava tenha caído mais de 50%.


"A chave para desbloquear a inscrição foi a abordagem interdisciplinar. Sem essas colaborações entre análise textual, arqueologia, história das religiões e runologia, seria impossível resolver os enigmas da pedra rúnica de Rok", disse em um comunicado à imprensa Per Holmberg, professor de sueco na Universidade de Gotemburgo, quem liderou o estudo.


Vinda de Ragnarök

A situação socioeconômica da região havia se recuperado no momento da escultura da pedra Rok, mas a memória coletiva do evento climático de extremo frio provavelmente passou pelas gerações, segundo o estudo.


Os estudiosos também consideraram três outros eventos extraordinários.


"Antes da pedra rúnica de Rok ser montada, vários eventos ameaçadores devem ter ocorrido”, disse Bo Graslund, professor de arqueologia da Universidade de Uppsala, um dos autores do artigo. "Uma poderosa tempestade solar coloriu o céu em tons dramáticos de vermelho, os rendimentos das colheitas sofreram um verão extremamente frio e, mais tarde, um eclipse solar ocorreu logo após o nascer do sol".

"Mesmo um desses eventos isoladamente seria suficiente para despertar o medo de outro 'Fimbulwinter''", disse ele, referindo-se ao "Grande Inverno" da mitologia nórdica, que marcaria a chegada do Ragnarök — uma série de eventos que levaria ao fim da civilização.


FONTE: CNN

LIM, Michelle. Riddles on ancient Viking monument may signal fears of cold climate crisis, study says. CNN. Atlanta, 09 de jan. de 2020. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2020/01/09/world/runestone-climate-crisis-intl-hnk-scli-scn/index.html>. Acesso em: 09 de jan. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #runestones #suécia #vikingssuécos #livrosvikings

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

PUBLIQUE

EDITAL

BIOGRAFIA

BLOG VIKING

CONTATO

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0