• Livros Vikings

ENCONTRADO O CAPACETE VIKING DE VALOR INCOMENSURÁVEL QUE HAVIA DESAPARECIDO NA ROMÊNIA

Atualizado: Fev 16

O capacete de origem viking recuperado pela polícia de Iași após desaparecer por 10 anos foi mantido escondido durante todo esse tempo em Vrancea, pelo engenheiro que o descobriu no Rio Siret, durante as obras na barragem de Pașcani, em 2010.



O engenheiro manteve o capacete viking de "valor histórico incomensurável" escondido em sua casa no condado de Vrancea, de onde foi levado pela polícia para o Museu da Moldávia em Iasi.


É o segundo capacete extremamente valioso recuperado pela Polícia do Património, depois do coríntio descoberto no final do ano passado no sótão de uma casa na região da comuna de Iași, estimado em mais de 400.000 Euros (cerca de 2,6 milhões de Reais). Ambos os capacetes foram descobertos no Rio Siret.


Não há detalhes neste momento sobre o engenheiro de Vrancea, quem manteve o capacete viking escondido por uma década e, tampouco, se sabe se ele tentou vendê-lo nesse ínterim.


O certo é que os especialistas afirmam que o achado é único na Roménia e um dos poucos que ainda estão na Europa. Os historiadores dizem que esse capacete é tão raro e precioso quanto as lendárias pulseiras de ouro Dacian.


É uma reminiscência germânica dos Séculos VI e VII.


O objeto tem uma forma alongada, quase afiada, para desviar os golpes de espada leves e é caracterizado por uma figura estilizada nos olhos, cujos fins são magia, intimidação e dominação do inimigo. Há presença de ornamentos vikings específicos, que consistem em linhas e faixas entrelaçadas ou sinuosas, comuns na arte nórdica. De acordo com a literatura especializada, tais peças eram feitas como proteção para a nuca, às vezes para as bochechas, sendo fixadas por rebites na tampa e que podiam ser feitas de elos ou de couro grosso reforçado com placas de metal. A forma do capacete de Paşcani lembra as peças mais antigas, usadas pelos grupos germânicos dos Séculos VI - VII, que se caracterizam pela presença de spangenhelm.


Após chamar a atenção da comunidade científica por suas peculiaridades e raridade, o capacete simplesmente desapareceu. O historiador Iasi Vasile Cotiugă, que tem fotos com o artefato, tiradas em 2010 e outro aficionado por história, Radu Oltean, notificaram o público sobre o desaparecimento, imediatamente após ter sido encontrado em Siret, por uma equipe de trabalhadores do reservatório de Paşcani.



“Em 2011, veio um cidadão que trabalhava no reservatório, dizendo que encontrou o capacete. Ele me mostrou algumas fotos do artefato. O objeto foi encontrado na área de Siret. Depois, eu não vi mais nada sobre. Mas, em 2017, conversei com alguns policiais do patrimônio, aos quais chamei a atenção para o fato. É bom que tenham encontrado esse capacete, que tem um grande valor, principalmente histórico”, disse o professor e historiador Vasile Cotiugă.


"Comparável em singularidade e raridade com pulseiras de ouro Dacian"


Outro historiador que chamou a atenção do público para o desaparecimento do capacete foi Radu Oltean, que publicou em novembro de 2020 um artigo sobre o desaparecimento do capacete. Ele até fez um desenho do artefato, baseado em fotos.


“Em 2010, um capacete medieval de valor inestimável foi descoberto por acaso no local de uma barragem em Siret, perto da cidade de Paşcani, e é comparável em singularidade e raridade às pulseiras de ouro Dacian. Um capacete ornamental semelhante foi descoberto em Nemya, no oeste da Ucrânia. Acontece que este capacete da Paşcani é feito de várias partes rebitadas entre si e é ricamente ornamentado em toda a sua superfície. Várias partes do capacete eram feitas de cobre, brilhavam com tons avermelhados. Após a descoberta, o capacete foi perdido e ninguém está procurando por ele. A perda é muito alta e uma investigação deve ser aberta para recuperá-lo. Por favor, compartilhe esta postagem, talvez crie uma reação que leve à abertura de uma investigação”, escreveu então Radu Oltean.


FONTE: Stirile

ANTON, Cristian. Unde a fost ascuns coiful viking de o valoare incomensurabilă, recuperat la Iași după 10 ani. Era folosit în scopuri magice. Stirile. Bucareste, 13 de fev. de 2021. Disponível em: <https://stirileprotv.ro/divers/unde-a-fost-ascuns-coiful-viking-unic-recuperat-la-iasi-dupa-10-ani-era-folosit-in-scopuri-magice.html>. Acesso em: 14 de fev. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #vikinghelmet #elmoviking #romênia #vikingsnaromênia #livrosvikings

214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0