• Livros Vikings

DETALHES DA ESCAVAÇÃO HISTÓRICA DO BARCO VIKING DE GJELLESTAD

Uma escavação em grande escala de um Navio Viking encontrado dentro do que seria um assentamento da Era Viking está em andamento em Gjellestad, perto de Halden, no sul da Noruega. É a primeira vez em 115 anos que uma escavação arqueológica tão extensa é realizada.


Uma visualização de como seria o Navio Gjellestad antes de ser enterrado no assentamento viking. Ao fundo e a escarda, um dos grandes salões. ILUSTRAÇÃO: Screenshot de gjellestadstory.no

Desde que os famosos navios de Oseberg e Gokstad foram encontrados e escavados perto de Tønsberg e Sandefjord, respectivamente, é a primeira vez que governo financia esse tipo projeto. Pouco mais de 15 milhões de Coroas Norueguesas (R$ 12,5 milhões) foram destinados à escavação, cujo orçamento foi revisado e aprovado pelo Estado no mês passado. Espera-se que leve cerca de cinco meses.


Apoie a Livros Viking, saiba como...


Entre os tesouros mais esperados, está um Navio Viking, pelo menos a quilha, a qual permanece intacta. Foram encontrados também cinco Grandes Salões (onde os moradores viviam, socializavam e mantinham gado) e um total de oito cemitérios.


Visualização do que seriam os túmulos encontrados. As escavações começaram no final de junho, depois que o financiamento foi assegurado. ILUSTRAÇÃO: Screenshot de gjellestadstory.no

O navio enterrado e os contornos da comunidade foram localizados em outubro de 2018, e exames preliminares confirmaram que grande parte da madeira apodreceu. Por isso, as autoridades decidiram que é importante escavar, antes que seja tarde demais.


O navio Gjellestad tem o mesmo tamanho dos navios Gokstad e Oseberg, que estão em exibição no Museu do Navio Viking em Oslo desde que foram encontrados em 1880 e 1904, respectivamente, e posteriormente escavados. Data do início da Era Viking, por volta de 733 d.C.

Uma visão geral do que seria o assentamento viking de Gjellestad durante a Era Viking e o Fiorde de Oslo de plano de fundo. ILUSTRAÇÃO: Screenshot from gjellestadstory.no

O conselho local do condado de Viken também concedeu financiamento para permitir que os arqueólogos recriassem digitalmente o assentamento de Gjellestad. Eles trabalharam com os pesquisadores do Østfold University College (Høyskolen i Østfold), do Institute for Energy Technology (IFE) e do Nordic Media Lab para mostrarem como era o assentamento viking em seu tempo.


Clique aqui para conhecer a Saga Viking Oluap de Paulo Marsal...


O arqueólogo Sigrid Mannsåker Gundersen disse que o projeto "demonstra o potencial da visualização em 3D para exibir informações sobre locais de patrimônio cultural e artefatos que não são acessíveis ou visíveis ao olho humano".


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


FONTE: News in English

BERGLUND, Nina. Historic excavation now underway. News in English. Oslo, 09 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.newsinenglish.no/2020/07/09/historic-excavation-now-underway/>. Acesso em: 10 de jul. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


#viking #vikings #eraviking #medieval #barcoviking #navioviking #vikingship #drakkar #noruega #vikingsnoruegueses #livrosvikings

140 visualizações

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0