• Livros Vikings

CRUZ DA ERA VIKING FOI ENCONTRADA NO REINO UNIDO

O artefato de prata foi criado na era anglo-saxã e foi enterrado junto a outros objetos de ouro e prata do final do Séc. IX, tendo sido encontrado originalmente em 2014.


Cruz da Era Viking foi encontrada no Reino Unido.
© Foto / Pixabay / Silberkugel66

Encontrada em 2014 e estudada desde então, finalmente detalhes sobre uma cruz de prata da Idade Média são revelados. A qualidade do objeto indica que deve ter sido encomendada por um clérigo de alto nível ou mesmo um rei, escreve o jornal The Guardian.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Os quatro braços da cruz contêm os símbolos dos quatro evangelistas que escreveram os Evangelhos do Novo Testamento: São Mateus (homem), Marcos (leão), Lucas (vaca) e João (águia).


Cruz anglo-saxônica de Galloway Hoard, Escócia. — © Foto / Serviço de imprensa dos Museus Nacionais da Escócia, Reino Unido

De acordo com o Dr. Martin Goldberg, curador principal dos Museus Nacionais da Escócia, o objeto representa um trabalho "espetacular" de artesanato anglo-saxão.


"Não há realmente um paralelo. Isso se deve em parte ao período de tempo ao qual as peças pertencem. Imaginamos que muitos tesouros eclesiásticos foram roubados dos mosteiros: é isso que o registro histórico da era Viking nos descreve. Este é um dos sobreviventes. A qualidade da obra é simplesmente incrível. É um verdadeiro privilégio ver isto após 1.000 anos."


O fato de a cruz ter sobrevivido com sua cadeia espiral intricada indica que teria sido usada e suspensa do pescoço.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

"Você quase podia imaginar alguém tirando-a do pescoço e enrolando a corrente ao redor dela para enterrá-la no chão. Ela tem esse tipo de toque pessoal."


"A limpeza revelou que a cruz, feita no Século IX, [tem] um estilo de decoração anglo-saxônica tardia. Este parece ser o tipo de coisa que seria encomendada aos mais altos níveis da sociedade. Os primeiros filhos eram geralmente reis e senhores, os segundos filhos se tornariam clérigos de alto escalão. É provável que viesse de uma dessas famílias aristocráticas", teoriza.


O objeto foi encontrado pela primeira vez em 2014 durante uma escavação na Escócia em um conjunto de mais de 100 artefatos de ouro e prata da era Viking do final do Séc. IX, conhecido como Galloway Hoard, o maior encontrado no Reino Unido e na República da Irlanda. Apesar de tudo, os arqueólogos ainda desconhecem o propósito da existência do acervo, bem como o da cruz, enterrada com os outros objetos.


A exibição dos objetos será realizada a partir de 19 de fevereiro de 2021 no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, Reino Unido.


FONTE: Sputnik Brasil

ARQUEÓLOGOS revelam cruz 'sobrevivente' da Era Viking encontrada no Reino Unido. Sputnik Brasil. Rio de Janeiro, 14 de dez. de 2020. Disponível em: <https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2020121416611215-arqueologos-revelam-cruz-sobrevivente-da-era-viking-encontrada-no-reino-unido-foto/>. Acesso em: 14 de dez. de 2020.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #gallowayhoard #reinounido #escócia #vikingsnaescócia #cruzdaeraviking #livrosvikings

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo