• Livros Vikings

CONHECENDO E USANDO ERVAS NA VILA VIKING BRASIL

Em 16 de janeiro, a Vila Viking Brasil, localizada em Juquitiba-SP, ofereceu o seu segundo workshop de ervas, na oportunidade, ministrado pela loja de alimentos naturais Especiarias de Gaia, por meio de sua idealizadora Karen Hetfield.


Crédito da Imagem: Tyta Montrase

A oficina intitulada “Conhecimentos e práticas com uso de ervas” teve início por volta das 10h com a apresentação das atividades, seguida pela defumação — um ritual pagão de purificação e reenergização. Explicações gerais foram ministradas, a exemplo de como o uso das ervas é quase tão antigo quanto a própria humanidade. Desde os primórdios, as pessoas valiam-se de plantas para tratar dores, doenças e feridas, bem como para estética e espiritualidade.


Completada a primeira fase do evento, um tour pelo local iniciou-se, no qual foram mostradas as ervas — seus nomes e usos — e, concomitantemente, histórias das sagas eram recitadas por Carlos Augusto (Lobos de Guerra), as quais versavam sobre as próprias ervas e sobre cirurgias, conectando a vivência à Era Viking. Além das pequenas palestras, algumas práticas foram ensinadas, tais como a maneira correta de colher sem extinguir as ervas e como verificar se elas eram ou não comestíveis ou se eram venenosas.


Subsequente, as ervas secas foram abordadas, explanando sobre quais eram mais usadas nos tratamentos de doenças, feridas e até mesmo em cirurgias. Perto do meio-dia, uma pausa para o lanche, com pães, geleias, patês, requeijão de ervas, frutas, água, sucos, além do delicioso Apple Bacon (bacon, cebola roxa e maçã) — um saboroso prato de origem dinamarquesa, que apesar de muito preparado pelos recriadores, é posterior à Era Viking, mas que vale a pena ser provado.


Participantes do evento durante o lanche.

Após o lanche, o Jarl Balðr — Paulo Revuelta, o responsável pelo museu vivo — e o Carlos Augusto, Capitão da Vila, demonstraram e explicaram sobre combates e batalhas vikings, suas diferenças em relação a ficção e as principais armas, bem como sobre o final da Era Viking — sob a perspectiva histórica inglesa — 793 a 1066 d.C.


Findadas as apresentações sobre história e combates vikings, os participantes se voltaram às ervas recém colhidas, separando-as entre as do cotidiano e as medicinais. Na sequência, uma planta nativa da Amazônia muito utilizada como tempero e que causa dormência na língua foi introduzida. Depois o grupo fez um xarope com guaco e mel, e a diferença entre cataplasma e unguento fora ensinada. Pondo a mão na massa, eles prepararam os próprios medicamentos e os experimentaram em si e nos participantes das simulações de batalha.


Trabalhando as ervas durante a vivência

Por último, mas não menos importante, novas ervas foram plantadas e o encerramento das atividades fora conduzido. Por conta da epidemia causada pelo Novo Corona Vírus/COVID-19, a oficina foi restrita a 10 pessoas, que indispensavelmente tiveram que usar máscaras de proteção e álcool gel.


Replantio das Ervas na Vila Viking Brasil

Saiba mais sobre a Vila Viking Brasil, acessando www.vilaviking.com.br ou mandando um e-mail para vilaviking@vilaviking.com.br.


Alguns produtos da Especiarias de Gaia.

Não perca o podcast com a Karen da Especiarias de Gaia, que estreia em 01 de março pela terceira temporada do Viking Cast, acessando www.livrosvikings.com.br/viking-cast ou através de seu agregador de podcast favorito ou no Spotify, Deezer ou no YouTube.


por Paulo Marsal | Idealizador da Livros Vikings


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #vilavikingbrasil #ervas #ervasmedicinais #especiariasdegaia #livrosvikings

Posts recentes

Ver tudo

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0