• Livros Vikings

“CEMITÉRIO” LIGA AS PRINCIPAIS ESPADAS VIKINGS ENCONTRADAS NA ESTÔNIA AOS GUERREIROS DE RÄVALA

No ano passado, os maiores fragmentos de espadas vikings da Estônia foram desenterrados na costa norte do país. Artefatos funerários encontrados na mesma área este ano sugerem que as espadas foram usadas por guerreiros locais do antigo condado de Rävala.


FONTE: ERR News

O arqueólogo e detentor da coleção numismática da Coleção de Pesquisa Arqueológica da Universidade de Tallinn, Mauri Kiudsoo disse ao BNS que o local do enterro descoberto este ano estava a apenas algumas dezenas de metros da descoberta do ano passado e que tanto a sepultura quanto a espada pertencem ao Século X . "Essas descobertas estão ligadas", disse Kiudsoo. "O broche que encontramos, confirma a hipótese de que as espadas foram usadas pelos guerreiros locais do antigo condado de Rävala."


Os arqueólogos descobriram um local de enterro na costa norte da Estônia, antes o território do antigo condado de Rävala, no início deste ano. Enquanto o túmulo era escavado, os arqueólogos encontraram fragmentos de pontas de lança, freios, foices e facas de combate de um gume. O local também revelou um broche em forma de besta com cabeças modeladas, uma cápsula de papoula que havia sido desfigurada em um incêndio e uma tesoura de primavera.


O mesmo local revelou duas coleções de cerca de cem fragmentos de espadas vikings em todo o ano passado. Foi a maior descoberta de fragmentos de espadas viking na Estônia.


As duas coleções descobertas no ano passado estavam a apenas 80 metros de distância e são provavelmente cenotáfios — tumbas em homenagem a pessoas cujos restos mortais estão enterrados em outros lugares. As notícias de uma descoberta de cerca de cem fragmentos de espadas vikings foram recebidas por muitas publicações arqueológicas e históricas em todo o mundo, com a maioria delas associadas aos guerreiros da Escandinávia.


"Provavelmente não é esse o caso", disse Kiudsoo. "O local descoberto este ano nos dá boas razões para acreditar que os cenotáfios próximos constituem enterros simbólicos para os guerreiros de Rävala, não dos vikings suecos ou dinamarqueses que morreram na Rota Oriental".


"Não se pode reivindicar absolutamente, mas é provável que os dois cenotáfios sejam dedicados aos guerreiros Rāvala que morreram em uma ou duas batalhas ou campanhas longe de casa", disse Kiudsoo.


O arqueólogo explicou que as armas usadas na região do Mar Báltico eram bastante semelhantes durante a Era Viking. "É por isso que é impossível tirar conclusões baseadas apenas em espadas e pontas de lança sobre a origem das pessoas que os manejavam. Os mesmos tipos de espadas foram usados pelos escandinavos, ancestrais dos estonianos, mas também pelos livonianos, curonianos ou por qualquer outro povo que habitou a região durante a Era Viking ".


O tipo de broche sugere a origem estoniana

No entanto, é possível tirar conclusões sobre a origem dos guerreiros pelas jóias. Kiudsoo disse que os tipos de jóias costumavam ser locais, já que as jóias difundidas em Gotland eram geralmente usadas por pessoas de Gotland e os tipos comuns na Estônia por pessoas daquela região.


"Broches em forma de besta eram geralmente usados por guerreiros do sudoeste da Finlândia e do noroeste da Estônia, por conta da principal via da Rota Oriental", disse Kiudsoo.


O local do enterro neste ano revelou pedaços propositadamente quebrados e queimados de um broche em forma de besta com cabeças modeladas. Kiudsoo disse que broches planos em forma de besta com cabeça de cápsula de papoula são característicos do noroeste da Estônia. "Este tipo de broche não se enraizou na Escandinávia, com apenas alguns encontrados isolados em Väntholmen na Suécia e o forte Eketorp em Oland", acrescentou.


Broches em forma de besta com cabeças de cápsula de papoula lembram broches com besta, mas têm uma construção diferente e são muito maiores. É o maior tipo de broche usado na Estônia.


O tipo de enterro aponta para locais

A construção também aponta para a origem local. Kiudsoo disse que foi um enterro de cremação no solo, onde os restos queimados foram colocados em um buraco ou uma cavidade no chão e cobertos de terra e pedras. Este tipo de enterro foi muito mais amplamente utilizado no norte da Estônia durante a Era Viking do que se acreditava anteriormente e foi usado no oeste da Estônia.


Kiudsoo acrescentou que a tesoura de primavera é uma das descobertas mais interessantes do enterro. Essas tesouras foram usadas tanto para o corte de ovelhas quanto para cortar tecidos na época.


Apenas dois cemitérios estonianos produziram tesouras semelhantes no passado: o local de Kurna no condado de Harju e o carrinho de mão Keskvere no condado de Lääne. Também foram encontradas tesouras de primavera no forte de Peedu, no assentamento fortificado de Rõuge e na camada de assentamento de Tartu, sendo o último datado de 1030-61. Muitas vezes, é difícil datar tesouras sem contexto, devido às ferramentas não possuírem marcas distintivas.


As descobertas de Rävala do ano passado constituem a maior coleção individual de fragmentos de armas da Era Viking na Estônia. A descoberta incluiu fragmentos de tipos de espadas considerados raros na região. A descoberta de Rävala rendeu dezenas de espadas de punho tipo H, também fragmentos individuais de tipo E e V, sendo as duas últimas consideradas mais raras.


A razão pela qual os conjuntos não produzirem espadas intactas tem a ver com as antigas tradições funerárias. As descobertas do período na região geralmente veem com armas “mortas” para acompanhar os guerreiros enterrados , o que significa que elas foram destruídas ou inutilizadas.


FONTE: ERR News

TUROVISKI, Marcus. Burial site ties major Viking swords find to warriors from Rävala. ERR News. Talín, 09 de dez. de 2019. Disponível em: <https://news.err.ee/1012100/burial-site-ties-major-viking-swords-find-to-warriors-from-ravala>. Acesso em: 13 de dez. de 2019. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #espadaviking #guerreiros #Estônia #VikingsNaEstônia #LivrosVikings


0 visualização

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

PUBLIQUE

EDITAL

BIOGRAFIA

BLOG VIKING

CONTATO

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0