• Livros Vikings

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM NA NORUEGA UM RARO NAVIO FUNERÁRIO VIKING

Arqueólogos noruegueses identificaram um cemitério viking de "alto status", anteriormente desconhecido, com um Grande Salão, um templo e os restos de um navio funerário viking.


Os restos do Navio Viking da Idade do Ferro, recém descoberto por Geo-radar

Os pesquisadores foram capazes de descobrir os restos sem ter que cavar o terreno, em vez disso, usaram um radar de penetração no solo (GPR) para ver abaixo da superfície.


A chave entre as descobertas do Instituto Norueguês de Pesquisa de Patrimônio Cultural — publicada na terça-feira no Antiquity Journal — é um barco funerário viking localizado no monte Jell em Gjellestad, sudeste da Noruega. Os barcos simbolizavam uma passagem segura para a vida após a morte e geralmente eram concedidos à elite da sociedade viking.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Os dados do GPR mostraram que o navio da Idade do Ferro mede cerca de 19 metros (62 pés) de comprimento, com o navio enterrado entre 0,3 metros a 1,4 metros (0,9 a 4,6 pés) abaixo da superfície.


"Quando estamos fazendo esses tipos de pesquisas, normalmente são apenas manchas cinzas ou em preto e branco — mas, este conjunto de dados é visualmente impressionante", disse o principal autor do estudo, Lars Gustavsen, pesquisador do Instituto Norueguês de Pesquisa de Patrimônio Cultural.


“Sabíamos que havia algo especial ali, mas não tínhamos ideia de que haveria um enterro em navio, isso é bastante único”, disse ele.


Os dados mostram os restos do navio funerário, além de um Grande Salão, um templo e outras construções

Os dados mostram os vários montes captados pelo radar, incluindo um grande oval que os pesquisadores identificaram como um navio da Era Viking. Depois que os testes iniciais foram conduzidos, os esforços para escavar totalmente o navio estão em andamento.


Gustavsen disse que o monte foi escavado anteriormente no Século XIX, quando muitos dos restos de madeira do navio foram queimados porque as pessoas não sabiam o que eram, o que significa que não resta muito para os pesquisadores analisem agora.


"É uma oportunidade única, é uma pena que tenha sobrado tão pouco", disse ele. "O que temos que fazer é usar tecnologia moderna e com muito cuidado. Fazendo isso, esperamos poder capturar algo daquele navio e ser capazes de dizer algo sobre que tipo de embarcação era


Os pesquisadores encontraram vários túmulos sob o solo; além do navio, eles descobriram 13 montes no total — alguns medindo mais de 30 metros (98 pés) de largura.


Várias construções foram descobertas usando os dados do radar, fornecendo uma visão sobre a vida daqueles que vieram antes. Os pesquisadores identificaram o que acreditam ser uma casa de fazenda, um templo e um Grande Salão.


De acordo com Gustavsen, a terra, que remonta ao Século V d.C., foi transformada em um "cemitério e um assentamento de alto status" de elite durante a Era Viking.


Gustavsen espera conseguir mais financiamento para saber mais sobre as áreas circundantes. "Ao fazer uma pesquisa maior, podemos obter uma imagem mais completa do Gjellestad, podemos descrever ou explicar por que ele surgiu e por que acabou falhando ou deixando de ser usado."


O final da Idade do Ferro Nórdica, que durou de 550 a 1050, viu muitos eventos históricos importantes, incluindo a queda do Império Romano Ocidental e a ascensão da Era Viking. Os pesquisadores esperam que o site possa revelar novas verdades sobre um período tão turbulento.


As descobertas aconteceram depois que pesquisas foram realizadas em 2017 para determinar se os planos de construção propostos danificariam quaisquer artefatos arqueológicos sob o solo.


O Jell Mound, o local das descobertas, está localizado em Gjellestad, na região sudeste da de Østfold na Noruega. O monte é amplamente conhecido como um dos maiores montes funerários da Idade do Ferro na Escandinávia.


FONTE: CNN

CLARKE-EZZIDIO, Harry. Archaeologists in Norway find rare Viking ship burial using only radar. CNN. Atlanta, 11 de nov. de 2020. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2020/11/10/europe/viking-site-radar-norway-scli-intl-scn/index.html>. Acesso em: 11 de nov. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #drakkar #barcoviking #vikingship #barcofunerário #noruega #vikingsnoruegueses #livrosvikings



71 visualizações

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0