• Livros Vikings

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM BANHEIRO VIKING NA DINAMARCA

Os arqueólogos que escavavam um assentamento na Península de Stevns, na Dinamarca, acreditam ter descoberto um banheiro da Era Viking.


FILE PHOTO © Ronen Zvulun © Reuters

Os funcionários do Museu do Sudeste da Dinamarca (Museum Southeast Denmark) estavam realizando um estudo sobre câmaras mortuárias, quando encontraram um buraco, o qual identificaram como um banheiro, possivelmente o mais antigo já encontrado na Dinamarca. A descoberta trouxe novas revelações quanto aos hábitos sanitários dos vikings que viviam no campo.


Muitos estudos foram realizados em construções da Era Viking e do início da Idade Média, tanto em cidades, quanto em vilas, mas pouquíssimos foram feitos nas fazendas desse período.


Apoie a Livros Viking, saiba como...


Uma análise de macrofósseis e pólen encontrou sementes mineralizadas (causadas por altos níveis de fosfato) e concentrações de pupas de moscas, a qual indicou que os sedimentos acumulados no buraco eram fezes humanas. As análises de pólen também evidenciaram plantas polinizadas por insetos, frequentemente usadas para criar mel ou hidromel para o consumo humano.

Kit Saga - Saga Viking Oluap

A aluna de doutorado Anna Beck, do Museu do Sudeste da Dinamarca, fez resistência em interpretações acadêmicas. Os banheiros são mencionados nas Sagas Islandesas, mas geralmente são descritos como construções separadas e com uma diferente interpretação de um suposto vaso sanitário.


Anna Beck disse à ScienceNordic: “Sabemos de culturas em todo o mundo, cujo tratamento das fezes é cercado por regras e tabus socioculturais complicados. Com a cultura do banheiro, você pode aprender muito sobre as normas e as regras dessa sociedade em particular. Por exemplo, sabemos que os animais, que anteriormente, por milhares de anos, viviam sob o mesmo teto que os seres humanos, foram removidos das casas das pessoas nesse período. A distância entre os humanos e os animais tornou-se maior, tanto física quanto mentalmente. Esse ideal não devia funcionar tão bem, com eles sentados no estábulo para defecar junto de seus animais".


FONTE: Heritage Daily

ARCHAEOLOGISTS Discover Viking Toilet in Denmark. Heritahe Daily. Bedfordshire, 18 de jun. de 2020. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2020/06/archaeologists-discover-viking-toilet-in-denmark/133795>. Acesso em: 19 de jun. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #banheiro #benheiroviking #vikingtoilet #dinamarca #vikingsdinamarqueses #livrosvikings

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo