Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM BANHEIRO VIKING NA DINAMARCA

Os arqueólogos que escavavam um assentamento na Península de Stevns, na Dinamarca, acreditam ter descoberto um banheiro da Era Viking.


FILE PHOTO © Ronen Zvulun © Reuters

Os funcionários do Museu do Sudeste da Dinamarca (Museum Southeast Denmark) estavam realizando um estudo sobre câmaras mortuárias, quando encontraram um buraco, o qual identificaram como um banheiro, possivelmente o mais antigo já encontrado na Dinamarca. A descoberta trouxe novas revelações quanto aos hábitos sanitários dos vikings que viviam no campo.


Muitos estudos foram realizados em construções da Era Viking e do início da Idade Média, tanto em cidades, quanto em vilas, mas pouquíssimos foram feitos nas fazendas desse período.


Apoie a Livros Viking, saiba como...


Uma análise de macrofósseis e pólen encontrou sementes mineralizadas (causadas por altos níveis de fosfato) e concentrações de pupas de moscas, a qual indicou que os sedimentos acumulados no buraco eram fezes humanas. As análises de pólen também evidenciaram plantas polinizadas por insetos, frequentemente usadas para criar mel ou hidromel para o consumo humano.

Kit Saga - Saga Viking Oluap

A aluna de doutorado Anna Beck, do Museu do Sudeste da Dinamarca, fez resistência em interpretações acadêmicas. Os banheiros são mencionados nas Sagas Islandesas, mas geralmente são descritos como construções separadas e com uma diferente interpretação de um suposto vaso sanitário.


Anna Beck disse à ScienceNordic: “Sabemos de culturas em todo o mundo, cujo tratamento das fezes é cercado por regras e tabus socioculturais complicados. Com a cultura do banheiro, você pode aprender muito sobre as normas e as regras dessa sociedade em particular. Por exemplo, sabemos que os animais, que anteriormente, por milhares de anos, viviam sob o mesmo teto que os seres humanos, foram removidos das casas das pessoas nesse período. A distância entre os humanos e os animais tornou-se maior, tanto física quanto mentalmente. Esse ideal não devia funcionar tão bem, com eles sentados no estábulo para defecar junto de seus animais".


FONTE: Heritage Daily

ARCHAEOLOGISTS Discover Viking Toilet in Denmark. Heritahe Daily. Bedfordshire, 18 de jun. de 2020. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2020/06/archaeologists-discover-viking-toilet-in-denmark/133795>. Acesso em: 19 de jun. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #banheiro #benheiroviking #vikingtoilet #dinamarca #vikingsdinamarqueses #livrosvikings