top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

APRENDENDO A VIVER COMO UM VIKING NA VILA VIKING BRASIL

No último sábado dia 11 de janeiro a Livros Vikings esteve mais uma vez na Vila Viking Brasil, localizada em Juquitiba-SP. Na oportunidade a ideia era vivenciar as tarefas do dia a dia dos nórdicos que conquistaram a Europa e boa parte do mundo conhecido entre os Séculos IX e XI.


Foto por Luana Azevedo

Tudo começa do básico e lá não foi diferente. A primeira vivência consistia em cortar lenha para fazer uma fogueira, neste sentido, foram ensinadas técnicas para o manuseio de machado longo (cabo 1,60 m), bem como a maneira adequada de posicionar o corpo e a lenha, a fim de se proteger de possíveis machadas. Na sequência, a forma correta de organizar a madeira para a queima foi proposta.


Foto por Desiree Baptista

Perfeito! Mas, para que haja uma fogueira é preciso que tenha fogo, correto?


A resposta é óbvia, sim! Portanto, as técnicas de como fazer fogo tal qual antigamente foram ministradas, para isso uma pederneira (striker), uma pedra, um pedaço de tecido orgânico carbonizado e ilhós foram utilizados. O correto método de acender o fogo e a seguinte fogueira fizeram dos aspirantes a vikings muito felizes e eufóricos.


Foto por Luana Azevedo

Com uma fúlgida fogueira a postos, o que fazer com ela? Comida! Esta foi a solução escolhida, porém tinha que ser algo que os vikings usufruíssem constantemente. Pão. Voltamos ao básico, moer trigo para fazer farinha foi o primeiro passo. Sete rodadas dos grãos entrando e saindo do moedor, e o pó estava pronto para o consumo. Misturando água, sal, farinha e um pouco de força, em instantes uma massa estava pronta para ser assada. Como sugestão, untar a mão com um tanto de farinha e esticar a massa, tal qual uma pizza, fariam do preparo, junto a duas incandescentes frigideiras, mais fácil.


Foto por Luana Azevedo

Após comer um punhado de pão com geleias e mel, os visitantes puderam se esbaldar com o almoço no famoso serviço de coma à vontade. Havia peixe, porco e frango, além de ovos e tortas, contudo, o prato que fazia fila para ser apreciado e, por diversas vezes, alguns vikings esfomeados voltarem a fila para provar, foi o “egg apple bacon”, um preparado de cebola rocha, muito bacon, maça e ovo, que tinha como acompanhamento uma agridoce e deliciosa mostarda com mel. Água e sucos sem limites.



Empanturrados, os bravos guerreiros foram aprender fundir metal e cunhar suas próprias moedas, outra divertida atividade, mas demorada, uma vez que todos queriam criar mini obras de arte. Por fim, arquearia, um simples tiro ao alvo por diversão.


Faça parte do livro Mitologia Nórdica: uma coletânea de contos contemporâneos, saiba mais...


Apesar de aparentemente serem atividades simples, o dia passou rápido como um relâmpago que antecede o trovão de Thor. Além das vivências, havia disponível a Taberna Yggdrasil e a tenda Hersir para que todos pudessem se divertir e se ornamentar.


Por último, mas não menos importantes, com certeza não, é imprescindível informar que as oficinas foram todas ministradas pelo Shoiti e a Luísa do Velho Musgo.


Em fevereiro, a Vila Viking promete trazer uma jornada imersiva com treinamento militar, vigia e combate, numa reencenação da Batalha de Stamford Bridge do ano de 1066 d.C. Para mais informações contate vilaviking@vilaviking.com.br e não deixe de comentar que leu a nossa matéria.



Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos na Redes Sociais.


Livros Vikings na Google News
bottom of page