• Livros Vikings

A HISTÓRIA DA INVASÃO VIKING E DOS CENTAVOS DE ST. NEOTS

Em 2019, o Museu de St. Neots comprou duas moedas de prata anglo-saxãs que foram encontradas em Southoe e datadas do reinado de Ethelred, o Despreparado (978 – 1016 d.C.).


Essas duas delicadas moedas de prata são um elo com o povo anglo-saxão que viveu na área há 1.000 anos. Elas serão exibidas no museu quando ele for reaberto em 18 de maio, terça-feira, graças ao anúncio da flexibilização do bloqueio.


A história da invasão viking e dos centavos de St. Neots
Moeda do Rei Ethelred encontrada em Southoe – Crédito: Museu de St. Neots

Ethelred subiu ao trono inglês em 978 d.C., quando tinha 10 anos, após o violento assassinato de seu meio-irmão mais velho — Eduardo —, provavelmente arranjado por sua mãe e sua facção, a fim de colocar Ethelred no trono.


Apoie a Livros Vikings...

Dois anos depois de sua ascensão, uma nova e violenta onda de ataques vikings da Dinamarca teve início. Em 981 d.C., as Crônicas Anglo-saxãs destacam que "pela primeira vez, sete navios vieram e devastaram Southampton", a maioria dos cidadãos foram mortos ou feitos prisioneiros.


Nos anos seguintes, Essex, Cheshire, Cornwall e Suffolk, tanto para o interior quanto para Ipswich, foram violentamente atacadas. Ethelred ficou conhecido como 'o despreparado' ou mal aconselhado, porque ele e o seu governo foram incapazes de repelir os vikings e pagaram grandes somas como 'tributo', mais de 7 toneladas de prata só em 994 d.C., por exemplo.


O Museu de St. Neots precisa ser totalmente reaberto em maio, a loja reabriu em 12 de abril. – Crédito: Archant
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

As duas moedas datam do período entre 997 e 1003 d.C., e foram cunhadas em Huntingdon por Aelfric, cujo nome é mostrado no verso da moeda. O museu as comprou de acordo com a Lei do Tesouro, que garante que importantes achados feitos por detectores de metais sejam registrados e oferecidos para venda às instituições locais.


Foi em 970 d.C., quando o reinado de Ethelred estava começando, que um mosteiro foi fundado em Ernulph's Bury (agora Eynesbury) por dois ricos saxões locais, Leofric e sua esposa Leoflaed. Para adicionar prestígio ao novo mosteiro, os ossos do Santo da Cornualha, Neot, foram levados ao mosteiro e colocados em um santuário que os peregrinos podiam visitar. Em 1086, época em que o livro Domesday foi compilado, essa parte do Enterro de Ernulph tornou-se conhecida como 'St Neots'.


FONTE: The Hunt Post

DAVIES, Liz. The story of Viking invasion and ancient pennies found near St Neots. The Hunt Post. Huntingdon, 27 de abr. de 2021. Disponível em: <https://www.huntspost.co.uk/news/the-story-of-silver-pennies-and-invasions-7917088>. Acesso em: 28 de abr. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #moedaviking #vikingcoin #inglaterra #vikingsnainglaterra #livrosvikings

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo