• Livros Vikings

A HISTÓRIA DO VIKING QUE DESCOBRIU A AMÉRICA ANTES DE COLOMBO

Seu nome era Leif Eriksson e poucas pessoas o conhecem. Este Viking, completa 1000 anos de sua morte este ano, e foi o primeiro europeu a navegar para a América, quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo.

Leif Eriksson: O primeiro europeu a descobrir a América

No ensino fundamental, você provavelmente aprendeu nas lições de história que um comerciante de Gênova descobriu a América em 1492 e que seu nome era Cristóvão Colombo. Eles não disseram a verdade. Não foi Colombo, mas o viking Leif Eriksson, quem foi o primeiro europeu a desembarcar no Novo Mundo. Se o velho continente soubesse desse ato antes, e honrasse o viking, hoje a América poderia ser chamada Erikssonie, por exemplo, e poderíamos chamar os índios de Skraelig. Sem bússola ou mapas Leif Eriksson, em nórdico antigo, Leifr Eiríksson, possuía genes de navegação e descoberta. Como de se esperar, ele era filho do famoso marinheiro Erik, o Vermelho, que colonizou a Islândia e a Groenlândia. Ele nasceu em 970 na Islândia e morreu há mil anos (em 1020) na Groenlândia — os dias exatos são desconhecidos. Nas sagas nórdicas está escrito que em 1000 Leif comprou o navio do comerciante Bjarni Herjolfsson e navegou para o oeste. Seu objetivo era descobrir a vasta terra que Bjarni lhe falora. O comerciante já a vira em suas viagens, mas nunca atracara nela.

Leif Eriksson atracando na costa da América do Norte

Sem um mapa ou uma bússola, e apenas com três dúzias de guerreiros, o Viking partiu na direção que Bjarni havia descrito. Ele foi movido não apenas pelo desejo de novas descobertas e aventuras, mas também pela madeira, que era escassa na Groenlândia. Bjarni disse que a terra que avistara a oeste era rica em florestas. Apoie a Livros Vikings, saiba como... Leif a encontrou no final do ano. Ele explorou a costa e nomeou três áreas: chamou a atual Ilha Baffin de Terra das Pedras Planas (Heluland em nórdico antigo). A Península do Labrador foi nomeada como Terra das Florestas (Markland). E finalmente desembarcou na Terra Nova, que recebeu o nome de Uvas Doces da Região Vinícola (Vínland). Isso está descrito nas sagas nórdicas, cuja credibilidade é questionável, uma vez que estão baseadas em histórias que foram passadas de geração em geração. Descoberta histórica Depois de 1963, é difícil descartar a história. Os Ingstads encontraram os restos de um assentamento viking, descrito em uma das sagas como Leifsbudir, durante os trabalhos arqueológicos em Terra Nova, onde hoje é L'Anse aux Meadows. Eles descobriram as fundações de edifícios nórdicos antigos, pátios residenciais, ferraduras e vestígios de fundição de ferro. Os vikings sobreviveram ao inverno neste assentamento. Na primavera, eles carregaram o barco com madeiras preciosas, uvas, espigas de milho e voltaram para a Groenlândia.

Mapa histórico das Sagas Vikings do Século XV. No canto superior esquerdo, uma parte da América do Norte descoberta por Leif Eriksson

Thorvald, irmão de Leif, fez outra viagem viking à Vínland. No entanto, ele entrou em conflito com os ameríndios e, na luta, fora atingido com uma flecha. A terceira expedição Viking para a América foi realizada pelo comerciante Karlsefni com cento e sessenta pessoas em cinco navios. No entanto, as relações com os nativos, a quem os Vikings chamavam de Skraelig, foram tão tensas ao longo da jornada de Thorvald, que Karlsefni preferiu retornar logo após o desembarque. Outras viagens vikings para a América não foram mencionadas nas sagas. No esquecimento Agora está claro que Cristóvão Colombo não foi o primeiro europeu a descobrir a América. No entanto, abriu o caminho para a sua colonização, que lançou as bases do mundo ocidental como o conhecemos hoje. Colombo viveu até a morte acreditando ter descoberto uma rota ocidental para a Índia. Mal sabia ele que havia navegado para um novo continente. Infelizmente, nem os vikings sabiam. Além disso, ao contrário dos colombianos, suas expedições caíram injustamente no esquecimento e por longo tempo.

FONTE: Zprávy Tiscali JÉGL, Pavel. To je tvář vikinga, který objevil Ameriku před Kolumbem. Zprávy Tiscali. Praga, 08 de mai. de 2020. Disponível em: <https://zpravy.tiscali.cz/to-je-tvar-vikinga-ktery-objevil-ameriku-pred-kolumbem-489100>. Acesso em: 13 de mai. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings) Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais. #viking #vikings #eraviking #medieval #leiferiksson #américa #vikingsnaamérica #livrosvikings

373 visualizações

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0