• Livros Vikings

A HERANÇA VIKING DE CÚMBRIA, INGLATERRA

Quando a Shap Local History Society se reuniu no Shap Memorial Hall para a primeira reunião do ano, sua palestrante, a vice-presidente Jean Scott-Smith, tomou como assunto a "Nossa herança viking de Cúmbria".



Começando com a palavra Viking, Jean explicou que o seu significado na verdade era derivado do verbo “viajar para descobrir” e que como substantivo significa uma pessoa que participa dessas aventuras. Essas pessoas vieram principalmente da Noruega e da Dinamarca, e foram viajantes e comerciantes que exploraram o leste dos países bálticos e descobriram a América do Norte, onde estabeleceram assentamentos no que hoje conhecemos como Newfoundland (Terra Nova).


As descrições orais da primeira viagem foram tão precisas que os grupos posteriores puderam seguir a rota até o local exato, que haviam chamado de Vínland. Lá eles estabeleceram um assentamento mais ao sul, chamado Hóp, que significa poças da maré — esse assentamento cresceu no que é hoje a grande cidade de Nova York!


Na Cúmbria, os vikings dinamarqueses invadiram e deixaram em ruínas Carlisle no Século IX, sob o comando do Rei Hafden. Os Vikings noruegueses haviam se estabelecido na Irlanda antes de serem expulsos e se restabelecerem na Ilha de Man.


Uma das sagas conta como esses colonos se tornaram mais confiantes e começaram a enviar grupos de ataque à costa norueguesa. Isso levou o Rei Harald Fairhair a retaliar, mas quando sua frota chegou à Ilha de Man, não encontrou ninguém lá — eles fugiram para Cúmbria, especialmente ao redor da costa, onde muitas enseadas levavam a vales férteis.


Esses colonos que chegaram entre 925-950 d.C., eram descendentes de segunda geração dos vikings noruegueses. Embora mantivessem suas antigas crenças religiosas, a maioria adotara o cristianismo, e defendiam suas crenças criando cruzes de pedra e lápides que traziam imagens de ambas as culturas. A descrição da mitologia nórdica ecoou nomes e lugares encontrados em Senhor dos Anéis de Tolkien.


Jean então compartilhou as suas duas paixões — nomes de lugares com elementos nórdicos e o dialeto cumbriano que retém muitas palavras do nórdico antigo. Em um ponto, mostrou um slide com sinais na Islândia, os quais usavam palavras familiares a um falante do dialeto.


Faça parte do livro Mitologia Nórdica: uma coletânea de contos contemporâneos, saiba mais...


Por esses interesses, Jean esteve envolvida nas filmagens do projeto The Blood of the Vikings, da BBC 2, em 2001, quando amostras de DNA foram retiradas de homens em vários locais para combinar com o DNA Viking; na Inglaterra, Penrith havia mostrado os melhores resultados para o DNA norueguês, com York tendo o maior número de DNA’s dinamarqueses.


Em 2014, ela foi co-autora de um livro com Edward Conduit, que possui mestrado em linguística; o eBook, chamado The Iceland Bus, descreve como o DNA mitocondrial de mulheres mostrou que as primeiras mulheres da Islândia foram esposas cumbrianas de homens nórdicos. O motivo da colonização da Islândia foi devido à exigência do rei norueguês de que todas as fêmeas fossem mortas ao nascer.


Isso levou à escassez de mulheres para os homens se casarem algumas décadas mais tarde, então elas foram enviadas para colonizar a Islândia, mas, não encontrando mulheres lá, foram procurá-las na Cúmbria.


Os slides finais mostraram artefatos da Era Viking encontrados no município, juntamente com outras sobrevivências, como a pesca com a rede de haaf, paredes de pedra seca e luta livre.


FONTE: The Westmorland Gazette

FLETCHER, Joe. History society listens to talk on Cumbria's Viking heritage. The Westmorland Gazette. Lancashire, 12 de fev. de 2020. Disponível em: <https://www.thewestmorlandgazette.co.uk/news/18230682.history-society-listens-talk-cumbrias-viking-heritage/>. Acesso em: 14 de fev. de 2020. (Traduzido livremente pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades no Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #canadá #newfoundland #vínland #vikingsnaamérica #ilhademan #islândia #vikingsislandeses #livrosvikings

0 visualização

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0