• Livros Vikings

10 DICAS PARA COMEÇAR A ESCREVER UM LIVRO

Atualizado: Nov 12

Uma das coisas que mais me perguntam sobre como escrever um texto, seja de uma chamada, de um artigo ou mesmo de um livro, é: Como você faz para começar?


Crédito da Imagem: Freepik Brasil

Apesar de subjetiva — porque acredito que cada autor tenha a sua maneira —, a resposta é uma fórmula lógica, a qual descreverei neste passo a passo chamado: 10 dicas para começar a escrever um livro.


Entretanto, antes de começarmos, darei outras duas dicas, as quais sempre me salvam, que são: use um dicionário e utilize os sinônimos, ou seja, certifique-se de saber o que está escrevendo e evite a repetição de palavras em mesmo parágrafo. Estas simples artimanhas deixarão o seu texto mais fluido e, com certeza, menos chato.


Agora chega de enrolação e vamos às 10 sugestões, confira:


1- ESCOLHA UM TEMA

Parece óbvio, mas a primeira coisa a fazer é escolher sobre o que escrever. É bobo, mas muita gente pensa em começar, sem mesmo identificar o assunto pelo qual irá discorrer. Facilita, se você optar por um assunto que goste, especialmente, se de alguma forma este lhe for prazenteiro. A exemplo, viajar.


2- DEFINA UM ÂMBITO

Antes de empeçar, é importante identificar o público para quem vai escrever. Partindo do básico, defina se o seu texto será acadêmico, científico, literário ou jornalístico, adequando o seu vocabulário ao âmbito escolhido. Na dúvida, leia o que outros autores escreveram e absorva a maneira pela qual eles se expressam. Seja mais descontraído e polido, se estiver produzindo um livro infantil, por exemplo.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


3- DECIDA O FORMATO DE PUBLICAÇÃO

Evidentemente, o formato do texto tem que ser decidido primeiro para depois escrever. Neste sentido, faz-se imprescindível optar pelo padrão adequado às suas ambições, isto é, se você vai publicar em um blog ou escrever uma resenha, um e-mail, um artigo, um livro etc. Existem macetes diferentes para cada modelo de texto, exemplificando: se você for escrever para a internet, especialmente para um blog, é fundamental repetir algumas palavras chaves e o título (tome cuidado para não ficar maçante), diferentemente de uma obra literária, cuja ideia é criar textos espontâneos e fluentes.


4- LEIA, ASSISTA E APRENDA SOBRE O TEMA ESCOLHIDO

Estudar sobre o que você vai escrever é fundamental. Ainda que você tenha sua licença poética, pega mal escrever “baboseiras”. Vou dar um exemplo besta; se você for escrever sobre futebol, espera-se que no mínimo as regras sejam de seu conhecimento, a final, seria estranho, por mais brilhante que fosse a sua narrativa, que no campo tivessem 12 jogadores de cada lado e que constantemente fizessem os gols com as mãos. Portanto, entender sobre o que será escrito, ao menos vai te livrar de algumas enrascadas e críticas mais escrachadas.


5- OPTE POR UMA FORMA DE NARRATIVA

Ainda que esta dica seja menos aplicável em textos acadêmicos e científicos, ela é crucial nos demais âmbitos, e existem várias formas de narrativa, como conto, crônica, fábula, novela e romance. Principalmente para quem está começando, é de bom tom, optar por apenas uma forma de narrativa, com certeza isso vai facilitar o seu trabalho, quantas mais maneiras diferentes de contar a sua história você tiver em único texto, mais você terá que “rebolar” para torná-lo inteligível.


6- ELABORE O SEU ENREDO

Depois que você parametrizar o seu texto, você precisa idealizá-lo, mesmo que seja sem todos os detalhes, por exemplo: Crie na sua cabeça uma história, tal qual a primeira vez que você foi acampar, tente listar as sensações, os acontecimentos etc. Com esta lista, comece a relacioná-la, criando uma ordem lógica e enriquecendo-a com detalhes, assim, logo você terá o seu enredo bem definido.


7- PLANEJE O SEU TEXTO — COMEÇO, MEIO E FIM

Com o enredo em mãos, planeje o seu texto, tal qual o nome deste tópico, tenha começo, meio e fim. Aproveitando a ideia da dica anterior, supondo que você vá escrever sobre a sua primeira vez em um acampamento, identifique como a sua história começa — minha mãe me deu de presente de aniversário uma viagem a Ilha Bela e resolvi acampar —, depois descreva como foi o acampamento, sem deixar de relacioná-lo ao início —, após comprar a barraca e dirigir por quatro horas, cheguei à Praia dos Sinos, onde optei por um “camping”, afinal era a minha primeira vez etc. — e por fim, conclua a história, logicamente “linkando-a” com o começo e o meio — após três dias e duas noites incríveis, voltei para casa feliz, amando ainda mais a minha mãe, quem me proporcionou essa incrível experiência.


8- COMECE SEM MEDO DE ERRAR

Se você chegou até aqui, provavelmente teve diversos “insights” sobre como começar a escrever, então a dica é: COMECE A ESCREVER! Faça-o sem medo de errar, afinal você já deve ter planejado todos os seus passos, logo, por mais desafiadora que seja, esta missão está mais clara para você. Os textos devem ter a sua identidade. Com o tempo, eles ficarão mais sofisticados e interessantes... faça o seu melhor e não se preocupe em ser o próximo Machado de Assis, seja apenas a sua melhor versão.


9- CONFIRA A LÓGICA DO SEU TEXTO

Depois de cada capítulo, verifique se o seu texto está coerente e se segue uma lógica. Não estou dizendo que você não deva manter um mistério, principalmente em romances e novelas, mas apesar disto, o seu texto deve ter sentido. Você pode escrever sobre um triângulo, falando de cantos e não de curvas — se você escrever sobre uma forma geométrica que tem cantos e pontas, sem dizer qual é, você manterá o mistério coerente a um triângulo, mas se começar a falar de curvas e circunferências, dificilmente fará sentido. Correlacionando-os, lembre-se do começo, do meio e do fim.


10- REVISE E CONCLUA

Tente revisar os seus textos ao final de cada capítulo. Conclua a sua obra e não fique revisitando-a o tempo todo, a fim de aprimorá-la, pois isso é contraproducente. Ao acabar, revise-a e volte a corrigi-la após quinze dias (se houver tempo hábil), assim você evitará vícios. Sempre que possível, solicite a um terceiro que faça a revisão para você, essa é uma boa prática de mercado. Quando a gente passa muito tempo num texto, começa a lê-lo automaticamente, e o nosso cérebro “meio que” entende o que nós quisemos dizer, mesmo sem necessariamente termos escrito aquilo que lemos. Por isso, a dica de esperar quinze dias e/ou dar para outra pessoa revisar é importante. Muitas editoras, como a Livros Vikings, têm três revisores para lerem e corrigirem os textos, os quais seguirão para os livros, sendo assim, não tenha vergonha de pedir ajudar.


Espero que essas dicas tenham te ajudado. Se você for compartilhar e/ou reproduzir este texto, por favor, não deixe de citar a fonte — a Livros Vikings. Mais uma dica, e esta é lei: Plágio é crime. Sempre dê os créditos a quem escreveu. Textos jornalísticos, científicos e acadêmicos indubitavelmente devem ter suas fontes citadas.


Caso vá reproduzir este texto ou parte dele — bem como, quaisquer outros —, por gentileza, identifique a fonte da seguinte forma:


FONTE: Livros Vikings

MARSAL, Paulo. 10 dicas para começar a escrever um livro. Livros Vikings. São Paulo, 27 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.livrosvikings.com.br/post/10-dicas-para-comecar-a-escrever-um-livro>. Acesso em: data do acesso.


por: Paulo Marsal | Idealizador · Livros Vikings


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #editora #publiqueoseulivro #comocomeçaraescrever #dicasparaescrever #livrosvikingseditora #livrosvikings


Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0