top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

TESOURO DA ERA VIKING É DESCOBERTO NA NORUEGA

Um grande tesouro da era viking foi descoberto por um detector de metais no planalto de Kongshaug em Stjørdal, Noruega.


Tesouro da era viking é descoberto na Noruega
Crédito da Imagem: Birgit Maixner

A descoberta foi feita por Pawel Bednarski, quem primeiro achou um pequeno anel que considerou insignificante de início, no entanto, isso o levou a um tesouro maior com objetos de prata, incluindo moedas, pulseiras, anéis e fios.


Os objetos foram localizados entre dois e sete centímetros abaixo do solo, conforme comentou o Sr. Bednarski:


Os objetos estavam cobertos de argila, então não foi fácil ver como eles se pareciam. Foi só quando cheguei em casa e enxaguei uma das peças da pulseira que percebi que seria uma descoberta emocionante.

O Sr. Bednarski submeteu os artefatos aos arqueólogos do município do condado para identificação, os quais mais tarde confirmaram que era da Era Viking.


Na Noruega, o uso de detectores de metal é legal, desde que o proprietário das terras dê a permissão. Qualquer descoberta deve ser declarada sob a Lei do Patrimônio Cultural Norueguês, sendo os objetos pré-medievais e medievais (até 1537 d.C.) automaticamente propriedade do estado, o qual pode decidir se há uma recompensa, que será dividida igualmente entre o descobridor e o proprietário.


O tesouro consiste em 46 objetos de prata, principalmente aquela chamada hacksilver ou hacksilber (fragmentos de prata que serviam como moedas, cujos valores eram baseados em seus pesos). Além de dois anéis completos, o achado inclui moedas árabes, um colar trançado, várias pulseiras e correntes, todos quebrados em pequenos pedaços.


Birgit Maixner, arqueóloga e pesquisadora do NTNU, disse:


Esta descoberta é de uma época em que a prata era pesada e usada como meio de pagamento. Esse sistema é chamado de 'economia de peso' e estava em uso no período de transição entre a economia de troca anterior e a economia de moeda subsequente.

Não se sabe como o tesouro foi enterrado, é possível que o proprietário os tenha depositado com intenção de os recuperar posteriormente, no entanto, o entesourador por vezes morre ou não pode regressar — por esquecimento ou deslocação física do seu local) — antes de recuperar o tesouro.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora e torne-se um autor de sucesso.


Maixner afirmou ainda:


Podemos ver que o proprietário se preparou para negociar, dividindo a prata em unidades de peso apropriadas. A pessoa em questão tinha acesso a largas pulseiras, um tipo de objeto primário dos dinamarqueses, indicando que o proprietário pudesse ter vindo da Dinamarca antes de chegar à área de Stjørdal.

FONTE: Heritage Daily

MILLIGAN, Markus. Viking age treasure hoard found in Norway. Heritage Daily. Luton, 29 de nov. de 2022. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2022/11/viking-age-treasure-hoard-found-in-norway/145385>. Acesso em: 29 de nov. de 2022. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Livros Vikings na Google News
bottom of page