top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Navio funerário anterior à Era Viking é encontrado na Noruega e o mais antigo da Escandinávia

O túmulo em forma de embarcação data do ano 700 d.C., cerca de um século antes do início da Era Viking.


Navio funerário anterior à Era Viking é encontrado na Noruega e o mais antigo da Escandinávia
Crédito da Imagem: Hanne Bryn/Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia/Divulgação, via EurekAlert

O navio é anteior à Era Viking

Uma descoberta arqueológica surpreendente foi feita na Noruega, onde pesquisadores encontraram o navio funerário mais antigo da Escandinávia. O túmulo em forma de embarcação data do ano 700 d.C., cerca de um século antes do início da Era Viking.

 

O navio funerário foi localizado em Herlaugshagen, um monte funerário que já era conhecido pelos arqueólogos, na localidade de Leka, no Condado de Trøndelag. O monte funerário tem cerca de 30 metros de diâmetro e 3 metros de altura, e é composto por pedras que delineiam a forma de um navio.

 



Os navios funerários eram uma forma de sepultamento comum na antiga Escandinávia, especialmente para pessoas de alta posição social. Eles simbolizavam uma passagem segura para a vida após a morte, de acordo com a mitologia nórdica. Alguns indivíduos eram enterrados em navios reais, enquanto outros em túmulos que imitavam a forma de um navio.

 

A descoberta do navio funerário em Leka revela que essa tradição é mais antiga do que se pensava anteriormente. Até então, acreditava-se que os navios funerários tinham começado com os vikings, que dominaram a Escandinávia entre os séculos VIII e XI.


No entanto, o túmulo encontrado em Leka pertence ao período merovíngio (550 - 800 d.C), que antecedeu a Era Viking. Neste sentido, Geir Grønnesby, arqueólogo do Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e um dos responsáveis pela descoberta, disse:

 


Escavações no monte funerário. — Crédito da Imagem: Geir Grønnesby/Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia/Divulgação, via EurekAlert
Escavações no monte funerário. — Crédito da Imagem: Geir Grønnesby/Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia/Divulgação, via EurekAlert

Esta datação é realmente emocionante porque remete toda a tradição dos navios funerários para muito longe no tempo.

 

O navio funerário foi datado por meio de radiocarbono, uma técnica que mede o teor de carbono-14 em amostras orgânicas. Os arqueólogos coletaram amostras de carvão vegetal e ossos humanos encontrados no monte funerário e as enviaram para análise em um laboratório na Holanda.

 

Os resultados mostraram que o túmulo foi construído entre os anos 680 e 720 d.C., com uma probabilidade de 95%. Isso faz dele o navio funerário mais antigo da Escandinávia, superando o famoso navio de Oseberg, que data do ano 834 d.C. e foi encontrado em 1904 na região de Vestfold, na Noruega.

 

O navio funerário de Leka mede cerca de 14 metros de comprimento e 3,5 metros de largura. Ele foi construído com madeira de carvalho e pinho, e tinha um mastro central. Os arqueólogos estimam que ele poderia transportar até 20 pessoas.


O que havia no navio?

O túmulo continha os restos mortais de pelo menos duas pessoas: um homem e uma mulher. Eles foram enterrados com diversos objetos, como armas, joias, ferramentas e utensílios domésticos. Alguns dos artefatos encontrados são:

 

  • Uma espada com punho de bronze e bainha decorada com prata;

  • Um machado com cabo de madeira e lâmina de ferro;

  • Um pente feito de osso;

  • Um broche circular com motivos geométricos;

  • Um colar com contas de vidro colorido;

  • Uma fivela com formato de cabeça de animal;

  • Um pote de cerâmica com capacidade para 2 litros;

  • Uma tesoura pequena;

  • Uma agulha de costura;

  • Um anzol.

 

Os objetos indicam que as pessoas enterradas no navio funerário eram ricas e poderosas, possivelmente líderes locais ou membros da elite. Eles também sugerem que elas tinham contato com outras culturas, como a romana e a celta, já que alguns dos artefatos têm origem ou influência dessas civilizações.

 

Além disso, os objetos revelam que as pessoas de Leka eram marinheiros habilidosos, que sabiam construir e navegar em grandes navios. Eles também participavam de atividades comerciais, como o transporte de pedras de amolar, que eram produzidas na região de Trøndelag e vendidas para o continente, tal qual afirmou Lars Forseth, da Autoridade do Condado de Trøndelag:

 

Acho que a localização ao longo da rota marítima desempenha um papel fundamental na compreensão do motivo pelo qual o monte funerário de Herlaugshaugen está localizado em Leka. Sabemos que as pedras de amolar eram comercializadas de Trøndelag para o continente a partir de meados dos anos 700, e o transporte de mercadorias ao longo da rota é fundamental para compreender a Era Viking e os desenvolvimentos no design de navios antes da Era Viking.

 

A descoberta do navio funerário de Leka é um marco para a arqueologia norueguesa e escandinava, pois oferece novas informações sobre a história, a cultura e a sociedade dessa região antes da Era Viking. Os arqueólogos pretendem continuar as escavações no monte funerário e realizar mais análises nos objetos e nos restos humanos encontrados.

 



Este texto foi parcialmente criado com Inteligência Artificial. Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


por LIVROS VIKINGS

 

Referências

Navio funerário mais antigo da Escandinávia é encontrado na Noruega | History Channel Brasil https://history.uol.com.br/historia-geral/navio-funerario-mais-antigo-da-escandinavia-e-encontrado-na-noruega

 

Noruegueses encontram navio que pode ser herança da Idade Média | CNN Brasil https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/noruegueses-encontram-navio-que-pode-ser-heranca-da-idade-media/

 

 


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page