top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

A Groenlândia atual está cada vez mais parecida ao que foi durante a Era Viking

A Groenlândia, originalmente chamada de Grœnland (Terra Verde) pelos vikings devido à sua vegetação exuberante, passa por uma transformação marcante


Livros Vikings | A Groenlândia atual está cada vez mais parecida ao que foi durante a Era Viking
A Groenlândia está cada vez mais verde, assemelhando-se ao que foi durante à Era Viking. — Crédito da Imagem: Expedia

 

Nos últimos trinta anos, o rápido derretimento do gelo continental deu lugar a uma vegetação em expansão, aproximando-se do cenário que os vikings encontraram há mais de mil anos.

 

Essa mudança, porém, não é apenas um capricho climático. Vai além do simples derretimento de gelo; é um sinal de mudanças profundas no sistema climático global.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

 

A história da Groenlândia é marcada por ciclos de variação na cobertura de gelo, desde eras glaciais até períodos interglaciais. Durante os interglaciais, a Groenlândia já foi abundantemente vegetada, como evidenciado por estudos de núcleos de gelo.

 

A Era Viking na Groenlândia

O período viking foi de particular destaque, quando a Groenlândia era uma terra verde e habitável. No entanto, após quatro séculos de colonização, os vikings foram forçados a abandonarem a região.

 

As causas desse abandono foram debatidas, inicialmente atribuídas à "Pequena Idade do Gelo" e, mais recentemente, sugerindo-se períodos prolongados de seca.

 

Hoje, entretanto estamos testemunhando uma nova fase na história da Groenlândia. Um estudo recente destaca o rápido aumento da vegetação, acompanhado pela redução do gelo.

 

Livros Vikings | Gráfico da variação da temperatura média da Terra ao longo de centenas de milhares de anos. Observa-se uma alternância entre longos períodos frios, caracterizados por eras glaciares, e curtos períodos mais quentes, conhecidos como eras interglaciares.
Gráfico da variação da temperatura média da Terra ao longo de centenas de milhares de anos. Observa-se uma alternância entre longos períodos frios, caracterizados por eras glaciares, e curtos períodos mais quentes, conhecidos como eras interglaciares.

Essas mudanças estão intimamente ligadas ao aumento do número de dias com temperaturas acima de 6 graus Celsius, um fator crítico para a fusão do gelo. Porém, essas mudanças não são apenas locais. Têm implicações globais significativas.



Indicadores de mudanças climáticas 

A expansão da vegetação afeta o albedo da superfície terrestre, contribuindo para o aquecimento global. Soma-se a isso, o fato de que o derretimento do gelo libera gases como o metano e afeta a circulação oceânica devido à entrada de água doce nos oceanos.

 

Livros Vikings |  Imagem da Groenlândia processada com dados de satélite, distinguindo diferentes regiões, referente ao ano de 2010. — Crédito da Imagem: Grimes et al., Sci Rep 14, 3120 (2024).
Imagem da Groenlândia processada com dados de satélite, distinguindo diferentes regiões, referente ao ano de 2010. — Crédito da Imagem: Grimes et al., Sci Rep 14, 3120 (2024).

Assim, a Groenlândia emerge como um indicador único das mudanças climáticas em curso. Seu rejuvenescimento, enquanto marcado por uma beleza verdejante, carrega consigo um aviso sobre as complexas interações que moldam o clima da Terra.

 

Este texto foi parcialmente criado com Inteligência Artificial. Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

Referência

MESSIA, Sergio. A Groenlândia está se transformando: cada vez mais se parece com a terra que os vikings viram há mais de mil anos. Meteored tempo. Múrcia, 28 de fev. de 2024. Disponível em: <https://www.tempo.com/noticias/ciencia/a-groenlandia-esta-se-transformando-cada-vez-mais-se-parece-com-a-terra-que-os-vikings-viram-ha-mais-de-mil-anos-clima.html>. Acesso em: 28 de fev. de 2024. (Livremente adaptado pela Livros Vikings).

 

Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...

 

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Livros Vikings na Google News
bottom of page