Para levar um tesouro viking que mudou a história de volta para casa, uma campanha para arrecadar £ 776.250 (cerca de R$ 4.842.482,84) teve início. O tesouro foi descoberto em um campo perto da fronteira sul de Shropshire.
O Herefordshire Hoard é muito significativo e os especialistas acreditam que ele possa ter sido enterrado pelo Grande Exército Pagão há mais de 1.100 anos.
Desenterrado perto de um campo próximo de Leominster, o tesouro inclui três itens de de ouro, um lingote e 29 moedas de prata, incluindo várias moedas raras.
Entusiastas, órgãos corporativos e outros interessados estão se candidatando a financiadores de patrimônio e arte para arrecadar o montante de £ 776.250 a fim de adquirir o tesouro. O objetivo é angariar a maior parte do financiamento necessário através de organismos profissionais.
Além de ser de interesse para os moradores do condado, espera-se que o tesouro atraia um número significativo de visitantes de toda a Grã-Bretanha e além. Isso ajudará a estimular a economia e beneficiará as empresas locais.
A Conselheira Gemma Davies, membro do gabinete do Conselho de Herefordshire para comissionamento, aquisição e ativos, disse: “O Herefordshire Hoard faz parte da história do condado”.
"O fato de algumas das moedas de diferentes reinos compartilharem designs e recursos, muda realmente A nossa compreensão da relação entre Wessex e Mércia da época".
"O tesouro seria um bem inestimável para o Museu e Galeria de Arte de Hereford, para o condado como um todo e para qualquer pessoa com o menor interesse em história. Estou realmente ansiosa para vê-lo no local de onde pertence, em Herefordshire."
Jane Adams, presidente do Herefordshire Museum Service Support Group (HMSSG), disse: “Trazer o Herefordshire Hoard para casa significa que todas as crianças em idade escolar que estudam o período anglo-saxão e viking poderão examinar as evidências arqueológicaS de nossa região”.
O HMSSG também espera arrecadar £ 70.000 do público para a compra do tesouro.
As pessoas poderão fazer doações em dinheiro durante um evento que será realizado entre 10h30 e 15h30 do domingo, 10 de abril, no Hereford Rowing Club. Este divertido e gratuito dia em família contará com uma vila viking, bem como uma variedade de atividades para todas as idades.
Judy Stevenson, líder da equipe do Herefordshire Museum Services, diz: “O evento espera aumentar a conscientização sobre como era a vida na Inglaterra do Século IX, antes de ser um reino unido. Também esperamos que aqueles que puderem, façam uma pequena doação à nossa campanha de levar o tesouro para casa em Herefordshire”.
O Herefordshire Hoard é considerado um dos tesouros medievais mais significativos já descobertos na Grã-Bretanha.
Sua descoberta foi revelada através de relatórios do Tribunal da Coroa em Worcester.
Em novembro de 2019, quatro homens foram considerados culpados de ocultar, roubar e vender o tesouro 'Viking' que haviam recuperado ilicitamente de um campo em Eye, perto de Leominster, quatro anos antes.
Os homens foram condenados a uma pena de prisão combinada de mais de 23 anos, variando de 12 meses a 10 anos.
A pequena porção do tesouro recuperado até agora inclui três ornamentos de ouro, um lingote de prata e 29 moedas de prata.
Entretanto, fotos recuperadas pela polícia sugerem que, quando concluído, o tesouro contará com vários outros lingotes e cerca de 300 moedas.
Na época em que o tesouro foi enterrado, no final do Século IX, a Grã-Bretanha era dividida em diferentes reinos, incluindo Wessex e Mércia.
Esses reinos estavam lutando individualmente contra os invasores vikings.
Se a “vaquinha” for bem-sucedida, o tesouro poderá receber um lar permanente no Museu e Galeria de Arte de Hereford, que é administrado pelo conselho.
FONTE: Shropshire Star
TOOLEY, David. £776,250 fundraiser launched to bring Viking early medieval treasure back home. Shropshire Star. Leominster, 25 de mar. de 2022. Disponível em: <https://www.shropshirestar.com/news/local-hubs/south-shropshire/leominster/2022/03/25/776250-fundraiser-launched-to-bring-viking-early-medieval-treasure-back-home/>. Acesso em: 28 de mar. de 2022. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.