top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Modelo Design - Escola de Arte

Cientistas revelam que a tortura viking "Águia de Sangue" é anatomicamente possível

Updated: Jan 30, 2023

O famoso ritual de tortura Viking "águia de sangue" foi durante décadas catalogado pelos cientistas como uma lenda. No entanto, um estudo recente revelou que o rito sangrento é possível e provavelmente fora realizado pelos guerreiros nórdicos.


Cientistas revelam que a tortura viking "águia de sangue" é anatomicamente possível
Cena de sacrifício em Hammars. — Imagem: Creative Commons

Cientistas da Keele University (UK) e da University of Iceland investigaram recentemente esta prática e concluíram que, embora não possa ser definitivamente provado se o ritual realmente ocorria, esta forma desagradável de morrer é "anatomicamente possível".


Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da livraria especializada Livros Vikings

Era uma prática realizada pelos antigos nórdicos aos seus mais odiados inimigos, a qual consistia em abrir as costas da vítima e separar as costelas da coluna vertebral, antes de extrair os pulmões através das feridas resultantes. As "vibrações" finais dos pulmões abertos nas costelas estendidas, supostamente lembravam o movimento das asas de um pássaro, daí o nome “águia”.


O ritual, que apareceu na série de televisão ‘Vikings’ e no recente game ‘Assassin’s Creed: Valhalla’, tem sido estudado por cientistas, no entanto, evidências arqueológicas definitivas confirmando sua execução nunca foram encontradas, porque mesmo os próprios vikings não mantinham nenhum registro expondo as suas realizações, além da poesia falada e das sagas — escritas séculos depois.


No entanto, neste novo estudo publicado na revista Speculum, houve uma nova abordagem do ritual, a partir de uma análise sociocultural dos vikings e de uma reavaliação cuidadosa dos nove relatos medievais sobre o tema. Em consonância, a utilização de um programa de computador de modelação anatómica recriou versões da águia de sangue, simulando o efeito de cada passo da tortura no corpo humano.


A análise das fontes da época indicou que este tipo de ritual não seria necessariamente fora do comum e mostrou claramente que os vikings não se limitavam a exibir a morte, também refletiam sobre ela, numa obsessão cultural em mostrar honra e prestígio.


De acordo com os cientistas, um tipo específico de ponta de lança Viking poderia ter sido usado como uma ferramenta para "soltar" rapidamente a caixa torácica da coluna vertebral. No entanto, mesmo se o ritual fosse executado com cuidado, a vítima teria morrido muito rapidamente. Portanto, qualquer tentativa de remodelar as costelas em "asas" ou de remover os pulmões teria sido feita em um cadáver.


O ritual da águia de sangue possivelmente era uma prática realizada apenas em circunstâncias excepcionais, concluiram os especialistas.


FONTE: RT

CIENTÍFICOS revelan que el ritual de tortura vikingo 'águila de sangre' es anatómicamente posible. RT. Moscou, 20 de dez. de 2021. Disponível em: <https://actualidad.rt.com/actualidad/414281-cientificos-ritual-vikingo-tortura-agulia-sangre>. Acesso em: 20 de dez. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Livros Vikings na Google News
bottom of page