top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Modelo Design - Escola de Arte

ARQUEÓLOGOS ESCOCESES ESCAVAM DOIS NAVIOS FUNERÁRIOS VIKINGS NA ILHA DE MULL

A Lephin Dig 2022 (Escavação Lephin 2022) é a continuação de escavações anteriores realizadas entre 2018 e 2019, as quais revelaram a presença viking na região.


Arqueólogos escoceses escavam dois navios funerários vikings na Ilha de Mull
As escavações esperam encontrar ainda este ano, um raro navio viking. — Imagem: Daily Mirror
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Arqueólogos escoceses começarão a cavar na Ilha de Mull, onde dois navios funerários vikings podem estar escondidos.


Voluntários voltarão a escavar dois montes no final deste mês, depois que artefatos vikings foram descobertos há três anos. O Lephin Dig 2022 será liderado pela Dra. Claire Ellis e acontecerá de 11 a 23 de setembro. Hoje é sabido que os vikings se estabeleceram na área durante o Século XI d.C.


O grupo de Ellis descobriu artefatos nórdicos e vikings em escavações na ilha entre 2018 e 2019 e, a partir de suas descobertas, acreditam que poderão encontrar os barcos ainda este ano. Poucos barcos vikings foram encontrados no Reino Unido, portanto, estas poderão ser descobertas significativas.


Apostadores da Ilha de Mull ajudaram a arrecadar fundos para a escavação e fornecerão a mão de obra. A escavação, organizada pelo Mull Museum e pelo Projeto Argyll Archaeology, também espera desenterrar mais assentamentos nórdicos.


O grupo se organiza no Facebook e oferece acomodação para quaisquer visitantes que venham à ilha para ajudarem na escavação. Dentre outras descobertas de 2018 e 2019, está uma fazenda nórdica, fazendo com que os arqueólogos busquem entender como esses assentamentos agrícolas teriam sido estabelecidos e funcionariam.


O projeto envolverá as escolas locais e todas as turmas de ensino fundamental e médio serão convidadas a participarem da escavação. Em 2019, os alunos chegaram de galochas impermeáveis, desceram às trincheiras e ajudaram com espátulas.


Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


Em 2011, os arqueólogos desenterraram um chefe viking junto de seu barco, machado, espada e lança na remota península escocesa de Ardnamurchan. A sepultura de 16 pés (4,87 m) de comprimento foi descoberta intacta e foi a primeira desse tipo no Reino Unido continental.


O projeto Lephin está em andamento na Ilha de Mull, enquanto sua equipe se esforça para aprender mais sobre a história da região.


FONTE: Scottish Daily Record

CLARK, John Paul. Scots archaeologists digging for two Viking boat burial sites on Isle of Mull. Scottish Daily Record. Glasgow, 07 de set. de 2022. Disponível em: <https://www.dailyrecord.co.uk/news/scottish-news/scots-archaeologists-digging-two-viking-27931610>. Acesso em: 09 de set. de 2022. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos Redes Sociais.


Livros Vikings na Google News
bottom of page